
.png)
CONHEÇA REALMENTE O SEU LAR
TRAGÉDIAS PODEM SER EVITADAS, INSPEÇÃO PREDIAL TRÁS A TRANQUILIDADE DE UMA EDIFICAÇÃO SEGURA

SEGURANÇA JURÍDICA
O laudo aponta a situação documental e física da edificação. Possibilitando um planejamento de regularização e mitigação de riscos.

SEGURANÇA
Não seja pego de surpresa, conheça todas as anomalias e falhas da edificação. Com sugestão de solução.

PLANEJAMENTO
Com plano de manutenção, as intervenções poderão ser planejadas. Trazendo previsibilidade das intervenções.
O que é realmente é Inspeção Predial ?
Inspeção Predial é a verificação profissional das condições de manutenção e de uso das edificações. Trata-se de um dos principais conceitos do vocabulário de todo síndico.
Vale a pena destacar que a inspeção esteve, durante muito tempo, associada à reparação e à remediação de estruturas mais antigas, buscando adequá-las às normas de segurança. É o caso de empresas que, após a avaliação profissional do prédio, são contratadas para consertar anomalias de construção.
Nos dias de hoje, porém, a conversa é outra: a Inspeção Predial está muito mais focada na prevenção de problemas, evitando grandes despesas e dores de cabeça como infiltrações, problemas elétricos/hidráulicos e demais imprevistos.
Quer entender melhor sobre o que é, as razões para fazer e outras informações relevantes sobre esse procedimento? Continue a leitura e confira
O que é Inspeção Predial?
A Inspeção Predial é um procedimento que tem como objetivo avaliar as condições de uma edificação ou do conjunto de instalações. Sendo assim, analisa questões como: segurança, funcionalidade, conservação e condições técnicas.
O profissional que faz essa análise também deve observar as alterações que foram realizadas na construção para garantir que o local esteja seguro e com boas condições de uso. Ao final da avaliação, ele emite um laudo que descreve tudo que foi observado, bem como as manutenções a serem realizadas.
Por que fazer a Inspeção Predial ?
Como destacamos, a Inspeção Predial não é necessária apenas para os reparos em estruturas antigas, já que esse é um bom procedimento para a prevenção de acidentes e manutenção das construções. Nesse sentido, além de evitar prejuízos com a perda precoce de desempenho e deterioração acentuada, também pode poupar sérios riscos à estrutura.
Por esse motivo, o cuidado preventivo de análise da edificação ajuda a direcionar melhor os investimentos em manutenção e permite ao síndico uma visão detalhada das condições do local. Além disso, o profissional obtém uma lista de prioridades para uma manutenção mais eficiente e com investimentos bem direcionados.
Com isso, os prejuízos são evitados, pois os cuidados preventivos têm um custo menor em relação às medidas emergenciais. Assim, o síndico garante o bem-estar dos moradores com as condições plenas de uso do espaço, além de poder planejar as intervenções com antecedência e fazer a cotação de valores.
Inspeção Predial e a sua obrigatoriedade
É fundamental enfatizar que a Inspeção Predial não é apenas uma recomendação informal ou simples bom senso, mas uma questão de legislação. Aqui em Maceió a lei que regulamente é a Nº 6145, DE 01 DE JUNHO DE 2012.
A Inspeção Predial trata-se de verificar qual é a real situação de uma construção e apontar as falhas e perigos a que todos estão sujeitos. É realizada por engenheiro ou arquiteto especializado para a função.
O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape-SP) define como “análise isolada ou combinada das condições técnicas, de uso e de manutenção da edificação”.
Prejuízos que a falta de Inspeção Predial pode causar
Grandes tragédias e acidentes de menores proporções podem acontecer frequentemente em qualquer ambiente, sobretudo se o local e seus equipamentos não passam por manutenção preventiva no prazo necessário.
A mídia relata muitos casos de acidentes nos sistemas construtivos como, quedas de marquises, destruição de ambientes por fogo devido a curtos circuitos, inundação em residências por aparelhos hidráulicos defasados, são tantas as ocorrências, mas a maioria pode ser evitada. A melhor maneira para evitar os acidentes é com a realização da Inspeção Predial.
De quem é a responsabilidade da Inspeção Predial ?
O síndico é o responsável por manter em ordem a Inspeção Predial, contratando o profissional competente para elaborar o laudo técnico e colocar em prática o que for instruído no documento.
Caso contrário, o síndico poderá responder civil e criminalmente por danos que prejudiquem a edificação e as pessoas.
O engenheiro que elabora o laudo técnico não é culpado por ocorrências danosas, que ocorram quando houve indicação de risco e o síndico não contratou equipe para corrigi-lo.
Existe uma frequência média para a realização da Inspeção Predial
Como indicamos, o profissional que faz a inspeção pode sugerir a frequência ideal para o procedimento, conforme as variáveis do local. Isso porque, a Inspeção Predial precisa ser realizada de tempo em tempo para garantir a integridade da estrutura e a segurança de moradores e funcionários do condomínio.
Apesar disso, é possível calcular uma periodicidade média que síndicos e administradoras devem ter em mente, relacionada com a idade da edificação em questão. Confira:
-
condomínios e edifícios com até 20 anos de existência — é possível realizar a inspeção a cada 5 anos
-
condomínios e edifícios com 20 a 30 anos de existência — a recomendação é fazer a inspeção a cada 3 anos;
-
condomínios e edifícios com 30 a 50 anos de existência — o ideal é realizar a inspeção a cada 2 anos;
-
condomínios e edifícios com mais de 50 anos de existência — a inspeção deve ser realizada anualmente.
Inspeção Predial é diferente de vistoria
É importante entender que inspeção e vistoria são diferentes, apesar de estarem relacionadas. Isso significa que a Inspeção Predial é um tipo de vistoria, que inclui a avaliação dos sistemas, elementos e equipamentos de uma edificação. Por esse motivo, o procedimento também é chamado de Vistoria do Check-Up.
Por outro lado, existem diferentes tipos de vistorias além da que verifica a procedência predial, por exemplo: vistoria cautelar de vizinhança, vistoria de entrega e recebimento da obra e vistoria para locação e venda.
Em suma, além dos benefícios óbvios, a Inspeção Predial fornece uma visão estratégica e sistematizada do condomínio ao síndico. Afinal de contas, o processo envolve uma equipe com profissionais de diferentes áreas que realizam um verdadeiro diagnóstico da saúde do edifício.
Onde procurar ajuda?
O morador de um condomínio que passa a ser síndico tem muita responsabilidade e trabalho. A maioria desconhece quais são as suas responsabilidades, como pode prejudicar-se civil e criminalmente. Até mesmo síndicos profissionais podem ter dúvidas e não saber como encontrar as respostas.
Se você precisa de ajuda para a realização da Inspeção Predial, procure-nos. Temos uma equipe especializada para ajudar em todas as etapas de elaboração do laudo de inspeção predial.
Se você já fez a inspeção predial, mas não sabe como e quando deve ser renovada, estamos aqui para orientá-lo.